Previous Next

Polo de Educação ao Longo da Vida celebrou 12 anos de abertura

Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra celebrou 12 anos de aprendizagem e convívio para todas as idades, no dia 23 de Junho.

O Polo de Educação ao Longo da Vida assinala mais um aniversário marcado por uma forte ligação à comunidade e uma oferta educativa diversificada.

Ao longo de mais de uma década, este espaço tem sido uma referência para quem deseja continuar a aprender e a evoluir pessoalmente, promovendo uma formação acessível e adaptada às diferentes etapas da vida. O Polo tornou‑se um ponto de encontro para muitos habitantes e visitantes, promovendo não só conhecimento, mas também momentos de partilha e integração social.

Irene, orientadora do Polo desde o seu início, recorda que começou a frequentá‑lo para acompanhar a mãe, que se encontrava doente.

Após o seu falecimento, continuou a colaborar, ajudando as restantes participantes nas atividades e nos trabalhos manuais.

«Eu não mando em nada. Meteram na cabeça que a professora, nós esperamos por ela e orienta», explica, sublinhando a importância do ambiente de proximidade e amizade.

Integrado numa rede de seis Polos no concelho de Silves — Armação de Pêra, Silves, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Tunes — este espaço recebe o apoio e a coordenação da Câmara Municipal de Silves para levar a cabo uma programação variada, que passa pela reutilização de materiais e pela realização de peças de croché para diferentes épocas do ano, como o Natal, o Carnaval e a Mostra da Laranja de Silves.

A solidariedade também está presente no dia‑a‑dia do Polo. As participantes colaboram com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, produzindo almofadas em forma de coração para o Hospital de Portimão, uma iniciativa que teve já uma edição para o Hospital de Faro. Neste momento, preparam um toldo de croché para decorar a frente do espaço para simbolizar as festas dos Santos Populares.

A professora Irene faz um balanço positivo destes 12 anos de atividade, destacando que «o objetivo foi alcançado: ocupar as pessoas nos tempos livres e fazê‑las sentirem‑se úteis e integrada».

Para o futuro, deseja que o Polo continue a oferecer uma boa dinâmica e ambiente, para que muitos mais anos possam vir a ser comemorados.