A escrita Ana Cristina Martins apresentou, no dia 20 de Junho, na Sala Polivalente da Junta de Freguesia, o seu mais recente livro "Tomé e o Recife Mágico", uma aventura infantojuvenil que destaca a importância e a beleza do Recife da Pedra do Valado, uma formação única localizada ao largo da costa de Armação de Pêra.
O livro, desenvolvido ao longo de mais de um ano de pesquisa e dedicação, tem como objetivo sensibilizar as crianças para a importância de preservar e conhecer este tesouro natural.
A inspiração para a obra nasceu quando Ana Cristina começou a acompanhar, através de fotografias e notícias, o trabalho de preservação e proteção do Recife.
«Achei fantástico ver como toda a comunidade — pescadores, operadores turísticos, população e instituições — se unia para proteger esta área tão especial. Encantou-me e pensei: isto poderia dar uma aventura para as crianças», contou a escritora.
Ana Cristina não só criou a história, como foi responsável por todas as etapas do processo: escrita, ilustração e paginação. Para isso, recorreu a formações específicas de design gráfico e edição, adquiridas junto do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR), para transformar a ideia inicial num livro físico.
A narrativa acompanha um menino que, após adormecer num barco, acorda no alto mar e acaba por conhecer o Recife, guiado por um peixe e pelo Rei Mero, aprendendo assim a importância ecológica e social desta zona costeira.
«Fiz toda a pesquisa sozinha para representar todas as espécies e habitats corretamente, desde as pradarias aos jardins de gorgónias, uma espécie de coral, para garantir que o livro não só cativava as crianças, mas também passasse informação exata e relevante para todas as idades», explicou.
Emocionada, Ana Cristina partilhou o orgulho de ver a sua obra tão bem-recebida pela Junta de Freguesia de Armação de Pêra e pela comunidade local.
«É uma satisfação enorme ver as pessoas reconhecerem o valor do trabalho e esta mensagem tão importante para todos. Gostava que o livro fosse levado para o mais longe possível — para a Europa e para o resto do mundo — para mostrar a importância do Recife e para inspirar a nova geração a preservá-lo», revelou a escritora.
Ana Cristina dedica esta conquista à mãe, falecida no ano passado, e não esconde a felicidade por poder honrar a sua memória através de uma obra tão pessoal e significativa. «Espero que as crianças ganhem gosto pela leitura e aprendam a importância de preservar este recife tão especial, para que dure muitos e muitos anos», concluiu.
No livro podemos ver personagens como o Géninho, pescador da vila, e Miguel, responsável pela Divespot.
Durante a apresentação, a escritora foi desafiada para que no futuro pudesse escrever um livro sobre a identidade de Armação de Pêra e para participar no Prémio Internacional de Serpa.
Na apresentação do seu segundo livro estiveram presentes os seus familiares e amigos, tais como pai, filhos e netos, e o executivo da Junta de Freguesia, Bruno Alves e Ricardo Pinto.
A apresentação teve o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
Ana Cristina Martins nasceu em Angola, em 1964. Após o 25 de Abril, chegou a Portugal para começar a vida do zero, como muitos outros "retornados". Constituiu família, tirou o curso de História e Arqueologia, apenas concluindo o primeiro ano, e ficou desempregada na altura da pandemia. Foi o tempo de se reinventar. Tirou cursos de curta duração e uniu o desenho à nova paixão pelo digital, começou a criar as próprias ilustrações.
A partir daqui, nasceu o seu primeiro livro "Mouras Encantadas e Outras Lendas", em que adaptou e ilustrou lendas do Algarve, uma por concelho.
Apaixonada pelo recife da Pedra do Valado, ao largo de Armação de Pêra, escreveu o segundo livro, uma nova aventura protagonizada por Tomé, que dá continuidade ao sonho de escrever e ilustrar para crianças, valorizando as tradições, a cultura e a natureza do Algarve.