A Junta de Freguesia de Armação de Pêra recebeu a inauguração da exposição "Xávega", do fotógrafo Pedro Noel da Luz, no dia 23 de Maio.
Pedro Noel da Luz sempre gostou muito fotografia e de documentar para memória futura. O seu padrasto já lhe tinha passado o gosto, visto que tinha um estúdio de fotografia em Lagos. Pedro cresceu no mundo da câmara escura e no estúdio a retratar pessoas.
Em 2017, ouviu falar da arte de pesca chamada xávega, praticada na Meia-Praia e decidiu fotografar porque sentia que mais tarde ou mais cedo «eventualmente iria desaparecer e é única, dos únicos sítios que faz no Algarve e em Portugal».
«Eu senti que isso era importante, daí conciliar a fotografia, pegá-la e usar para registar estes momentos», refere o fotógrafo.
Considera que foi um trabalho fácil. Sabia o que tinha a fazer e estava à vontade para o fazer porque conhecia José Glória, o mestre da embarcação.
«Não tive nenhuma dificuldade, porque as pessoas puseram-me à vontade, então é como se eu não estivesse ali», explica Pedro.
A exposição retrata não só a arte, mas também um conjunto de pessoas que tinham como objetivo trazer comida para a mesa após o trabalho, sendo um processo de interajuda entre todos, desde mulheres a jovens.
O que espantou o fotógrafo foi o silêncio com que trabalhavam, apenas se ouvia o mar. Todos sabiam qual era o seu papel naquele momento. E foi este momento que deu a Pedro mais gosto de fotografar, sabendo que, possivelmente, «será as últimas pessoas que vão fazer esta arte».
O objetivo destas fotografias era, também, mostrar às gerações mais novas a arte de pesca «secular» e ver «como um conjunto de pessoas consegue trabalhar em conjunto para trazerem alimento», visto que hoje há muito facilitismo e desinteresse dos jovens perante esta profissão.
Para além de já ter exposto em mais cidades, Pedro considera que Armação de Pêra tinha que ser um dos lugares a receber a exposição, por ter sido uma vila que recebeu a arte xávega.
«A própria Armação de Pêra no passado também chegou a ter arte xávega na praia e eu desejo que is pescadores desta terra venham ver a exposição, porque o Algarve todo é a nossa entidade, enquanto povo português e algarvio», terminou Pedro Luz.
A inauguração contou com a presente de Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, Ricardo Pinto, presidente da Junta de Armação de Pêra, Bruno Alves, tesoureiro da Junta de Freguesia e os devidos convidados e executivo das entidades.
Doces típicos, sumo de laranja e vinho de Silves não faltaram para os convidados no certame.
A exposição estará exposta na Sala Polivalente da Junta de Freguesia até Setembro.