Previous Next

Junta de Freguesia recebeu uma exposição fotográfica sobre a Lagoa dos Salgados

José Carvalho, de 25 anos e natural de Évora, tornou-se um biólogo apaixonado pela fotografia de vida selvagem. Essa junção originou a organização da exposição "Dive into nature- Lagoa dos Salgados", de 3 a 15 de Março, na Sala Polivalente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra. 

Desde os 17 anos, José Carvalho começou a ter curiosidade pela fotografia e foi aprendendo ao longo dos anos todas as técnicas sobre esta área. Sempre lhe fascinou a forma como podia mostrar às pessoas a maneira como vê o mundo. 

Em 2024, adquiriu materiais fotográficos que permitissem uma melhor qualidade para impressão. O resultado das fotografias que chegou a tirar, durante horas, na Lagoa dos Salgados foi muito impressionante para o biólogo. Nesse dia teve a oportunidade de ver diferentes espécies diferentes, «comportamentos únicos interações que apenas via nos documentários de vida selvagem», revela José Carvalho. 

As fotografias daquele dia não podiam ficar só nos arquivos, por isso decidira imprimir e emoldurar. 

O resultado final foi "revelado" pela primeira vez na Galeria "Etnoster", em Armação de Pêra, onde foi bem recebido pelo público e pela própria proprietária Anna Grodziska. 

O objetivo das fotografias era divulgar a importância desta e de outras zonas húmidas à comunidade local e às gerações futuras. Fez todo o sentido a exposição ser em Armação de Pêra devido à proximidade com a Lagoa dos Salgados. 

Após um balanço positivo na primeira exposição, tentou expor na Junta de Freguesia armacenense, e conseguiu. 

Com o bom feedback pela segunda vez consecutiva, o autor da exposição afirma que, apesar de não ter estado tão presente no local da exposição, viu que as pessoas que visitaram ficaram impressionadas.

«Infelizmente devido à incompatibilidade de horários não consegui estar tão presente como gostaria... Ainda Assim, tenho de agradecer à Junta de Freguesia pela disponibilidade para receberem o meu trabalho», refere o biólogo. 

Dois balanços positivos nas suas exposições e com dezenas de visitantes presentes, fizeram com que o biólogo continuasse a acreditar no seu trabalho e a traçar mais etapas para o futuro.

«Gostava muito de realizar mais projetos fotográficos com o intuito de promover a conservação de habitats e espécies que precisam ser conservadas», diz José Carvalho.

«Gostava de fazer alguns trabalhos em parceria com outros amantes da natureza para ter o prazer de conhecer novos locais e mais pessoas com conhecimentos na área», acrescenta. 

No que toca à área da fotografia, o biólogo acredita que, no geral, está a evoluir no que toca a equipamento fotográfico, o que será possível de conseguir fotografar em condições adversas. Ao mesmo tempo, o mundo fotográfico está saturado e necessita-se aliar a fotografia com outras áreas, para que se possa destacar o trabalho a nível profissional.

Se perdeu ou pretende relembrar, recorde aqui os melhores momentos da exposição.