Previous Next

Junta de Freguesia entrega 35 mil euros às associações locais

A Junta de Freguesia de Armação de Pêra entrega 35 mil euros às associações locais, através do Protocolo de Apoio às Instituições e Associações de Armação de Pêra (PAIFAB) 2025, assinado ontem, dia 20 de Junho.

A Junta de Freguesia tem vindo a reforçar, ao longo dos últimos anos, a relação com as instituições e coletividades locais, num processo marcado por diálogo, partilha de recursos e incentivo à cooperação entre as entidades. 

O valor total de 35 mil euros será distribuído por diversos projetos que reforçam a identidade cultural, desportiva, educativa, bem como o apoio à pessoa idosa e aos jovens da comunidade.

Numa intervenção pública, Ricardo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia, destacou a importância de não atuar isoladamente, mas sim de construir uma parceria sólida com todas as instituições, desde associações de pais e instituições de solidariedade social a coletividades culturais e desportivas.

«Desde a primeira hora, percebemos que não podíamos atuar sozinhos. O compromisso foi de apoiar quem faz a diferença na comunidade, independentemente do âmbito — cultural, espiritual, ambiental ou religioso — e honrar todas as promessas assumidas», frisou.

Apesar do espírito empreendedor e da criatividade presente nas associações locais, muitas delas enfrentam dificuldades para responder às crescentes exigências institucionais e legais. A Junta de Freguesia procurou tornar-se um parceiro ativo para facilitar a comunicação e a partilha de recursos entre as diferentes instituições.

«Antes, cada associação trabalhava isolada, com dificuldades para comunicar ou pedir ajuda às demais. A partir do momento em que nos reunimos e demos voz às dificuldades e ambições de cada uma, surgiram caminhos para colaborar e resolver problemas em conjunto», relatou o autarca.

Um dos pilares desta estratégia foi o programa PAIFAB, uma linha de apoio criada para suportar as instituições em três eixos principais: Apoio ao Plano Anual de Atividades, Apoio a Atividades Pontuais e Apoio a Investimentos e Melhorias Estruturais.

A Junta começou por distribuir uma verba de 5 mil euros, quando se criou o Programa, mas ao longo dos anos o programa evoluiu e atualmente conseguiu disponibilizar 35 mil euros para as instituições locais, mesmo após momentos de dificuldades financeiras, como durante a pandemia de Covid-19.

Apesar da importância das verbas disponibilizadas, o responsável destacou que «nem tudo passa por dinheiro» e que a Junta de Freguesia tem procurado oferecer apoio logístico e técnico, disponibilizando equipamentos e recursos para facilitar as operações das instituições, ampliando assim a sua capacidade de resposta.

Embora satisfeito com o impacto do programa, Ricardo Pinto assume que o caminho não termina aqui e que «ainda não foi feito o suficiente».

O objetivo passa por continuar a apostar no diálogo direto e numa relação pautada pela proximidade e compromisso.

«É esta parceria e esta relação de confiança que nos tornam mais fortes enquanto comunidade e que permitem transformar dificuldades em conquistas coletivas», acrescentou o autarca ao longo do seu discurso.

Ao investir nesses projetos, a Junta de Freguesia reforça a sua missão de apoiar e fortalecer o tecido associativo local, reconhecendo a importância das atividades e serviços que oferecem à comunidade. Esses projetos contribuem para o enriquecimento da vida cultural, desportiva e educativa da vila de Armação de Pêra, fortalecendo a identidade e o orgulho local.

O executivo da Junta agradeceu a todas as associações que se envolveram neste processo, demonstrando o seu empenho e dedicação à comunidade e ao serviço público. Através da colaboração entre a Junta de Freguesia e as associações locais que conseguiu-se alcançar resultados significativos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Destacou-se, ainda, a importância de «estarmos de forma positiva» no mundo e de procura constantes soluções para os desafios do futuro, cada vez mais urgentes. Através do protocolo, investe-se no desenvolvimento sustentável da vila, na promoção da inclusão social e na valorização das atividades que reforçam a identidade e a cultura local.

A Junta de Freguesia de Armação de Pêra está empenhada em apoiar e incentivar o trabalho das associações locais, reconhecendo a sua importância para a comunidade. Através do PAIFAP, investe-se na promoção e o fortalecimento do tecido associativo, o desenvolvimento social e a construção de uma comunidade coesa, ativa e dinâmica.

Agradeceram, também, durante o certame, a todos os envolvidos neste processo, incluindo as associações, os voluntários e os membros da comunidade que contribuem para o sucesso desses projetos. 

No final, apelou-se a que cada associação e instituição possam continuar unidas e solidárias, mesmo após a mudança do executivo da Junta de Freguesia.